Escutamos o anuncio oficial da oligarquia colombiana e seus generais sobre a morte do Camarada e Comandante Alfonso Cano.
Ressoam ainda, suas alegres gargalhadas e brindes de entusiasmo. Todas as vozes do Estabelecimento coincidem em que essa morte significa o final da luta guerrilheira na Colômbia.
A única realidade que simboliza a morte em combate do camarada Alfonso Cano, é a imortal resistência do povo colombiano, que prefere morrer antes que viver de joelhos mendicando. A historia das lutas desse povo está plena de mártires, de mulheres e homens que jamais entregaram seus princípios nem deixaram de lutar pela igualdade e a justiça.
No será essa a primeira vez que os oprimidos e explorados de Colômbia choram um de seus grandes dirigentes. Também não a primeira vez em que com a coragem em a convicção absoluta na vitoria nomearão outro Comandante para que assuma seu cargo. A paz na Colômbia não nascerá de desmobilização guerrilheira nenhuma, mas da abolição definitiva das causas que geram o alçamento armado. FARC tem uma politica traçada e cumpri-la é a nossa missão.
Tem morto o Camarada e Comandante Alfonso Cano, o mais fervente e convencido colombiano e latino-americano da necessidade da busca da solução politica do conflito e da paz com justiça social.
¡Viva a memoria do comandante Alfonso Cano!
Secretariado do Estado Maior Central das FARC-EP
Montanhas da Colômbia, 5 de novembro de 2011
“Alfonso Cano morreu como as árvores : de pé, fiel aos princípios revolucionários que sempre nortearam sua vida. O maior Movimento Guerrilheiro de América Latina, as FARC, perdeu seu Comandante em Chefe. Outro combatente ocupará seu cargo e continuara dirigindo a luta fariana pela Independência, a Soberania e a Justiça Social.
ResponderExcluirContra o Imperialismo.....pela Pátria!
Contra a oligarquia, pelo Povo!
Alfonso Cano....Até Sempre, Comandante.!!!”(http://anncol-brasil.blogspot.com/)
********************************************
Guillermo León Sáenz Vargas, vulgo Alfonso Cano (Bogotá, 22 de julho de 1948 - Cauca, 4 de novembro de 2011) foi um guerrilheiro e comandante das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia. Antropólogo, foi considerado o ideólogo das FARC
Assumiu o comando após a morte de Manuel Marulanda Vélez em 26 de março de 2008[1].( .( http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfonso_Cano)