domingo, 18 de setembro de 2016

COMUNICADO CONJUNTO Nº 01, Reunião entre Governo Nacional e FARC-EP no Yarí

16 Setembro de 2016
No dia de hoje se reuniram nas Planícies do Yarí o Alto Comissionado para a Paz, Sergio Jaramillo, o Comandante do Comando Estratégico de Transição – COET, General Javier Flórez, com os membros do Secretariado das FARC-EP, com o acompanhamento do Chefe da Missão da ONU, Jean Arnault, e sua equipe; se acordou o seguinte:
  1. Como resultado das visitas de reconhecimento, e em consideração da logística necessária para facilitar a posta em marcha das Zonas Veredais Transitórias de Normalização, serão 20 Zonas Veredais Transitórias de Normalização [ZVTN] e 7 Pontos Transitórios de Normalização, situados nas veredas que se precisa a seguir:



Estado
Município
Vereda
Guajira
Fonseca
Pondores (PTN)
Cesar
La Paz
Los Encantos (ZVTN)
Norte de Santander
Tibú
Caño Indio (ZVTN)
Antioquia
Remedios
Carrizal (ZVTN)
Antioquia
Ituango
Santa Lucia (ZVTN)
Dabeiba
Llano Grande (ZVTN)
Anori
El Carmin (PTN)
Vigía del Fuerte
Vidri (PTN)
Choco
Ríosucio
Brisas/La Florida (PTN)
Córdoba
Tierra Alta
Gallo (PTN)
Tolima
Planadas
El Jordan (ZVTN)
Cauca
Buenos Aires
El Ceral, Robles (ZVTN)
Caldono
Los Monos (ZVTN)
Corinto
Cominera (PTN)
Nariño
Policarpa
Betania/La Paloma (ZVTN)
Tumaco
La Variante (ZVTN)
Putumayo
Puerto Asís
La Pradera (ZVTN)
Caquetá
Cartagena del Chaira
La Esperanza (ZVTN)
La Montañita
El Carmen (ZVTN)
San Vicente Caguan
Mira Valle (PTN)
Tolima
Villarica
Guanacas (ZVTN)
Arauca
Arauquita
Bocas del Ele (ZVTN)
Meta
Mesetas
La Guajira (ZVTN)
Vista Hermosa
La Reforma (ZVTN)
La Macarena
Yarí (ZVTN)
Guaviare
San José del Guaviare
Charras (ZVTN)
El Retorno
La Colina (ZVTN)
  1. Se avançou na definição dos elementos logísticos necessários para dar início ao funcionamento das Zonas Veredais Transitórias de Normalização. A 25 de setembro em Cartagena se promoverá uma reunião para finalizar a preparação logística das Zonas Veredais Transitórias de Normalização e do Mecanismo de Monitoramento e Verificação.



  1. A partir de 27 de setembro as Nações Unidas iniciarão o acompanhamento e a verificação começando pelo nível Nacional e Regional.



  1. Entre 6 e 10 de outubro se realizará o desdobramento do Mecanismo de Monitoramento e Verificação a suas sedes locais, sem prejuízo das coordenações que se adiantaram e que contaram com o acompanhamento da ONU.



  1. Se acordou as coordenações necessárias para a Firma do Acordo Final para a terminação do conflito e a construção de uma paz estável e duradoura no dia 26 de setembro em Cartagena.



  1. Se acordou os protocolos para a Décima Conferência das FARC-EP, na qual se reunirão delegados de toda a organização para referendar os acordos e dar o passo que permita a transformação das FARC-EP num movimento político na legalidade.



  1. Se acordou que a 27 de setembro se realizará o ato de instalação da Comissão de Implementação, Seguimento e Verificação em desenvolvimento do Acordo Final de Paz e de Resolução de Diferenças [CSVR].

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...