domingo, 5 de setembro de 2010

Como acreditar no que não se entende?

Por Ninféia G

Eva respondeu à serpente:Deus nos disse, " Do fruto das árvores do jardim,não comais da árvore proibida, a do conhecimento do bem e do mal, do contrário, morrereis" e a serpente replicou à mulher: ' De modo algum morrereis.É que Deus sabe que no dia em que dele comerdes, vossos olhos se abrirão e sereis como deuses, conhecedores do bem e do mal."


Entendemos Deus? E se não o entendemos, como, então, acreditamos nele?

Alguns pontos das narrações bíblicas, chegam a deixar “furos” que me deixam pasma e me induzem a não acreditar que tenha acontecido assim uma vez que sempre acreditei que Deus era uma força de bondade e justiça.

Saramago, em seu livro CAIM, nos conduz a um passeio esclarecedor pelos fatos bíblicos.E a partir das reflexões do genial escritor português, penso que realmente fica difícil entender o Senhor.

Escrevo, aqui, sobre algumas dessas reflexões feitas pelo autor, em torno dos fatos bíblicos

1-Não permitiu a Adão e Eva ficarem no Jardim do Éden (não teria sido melhor? Afinal, depois que eles saíram de lá, começou toda sorte de infelicidades! Eles pecaram contra a lei de Deus e então foram punidos com a expulsão e assim, toda a humanidade que eles geraram, nasceu com as seqüelas de seu pecado. E ainda foi lhes rogada a famosa (“praga” ou “benção “?):”Crescei e Multiplicai-vos!”

2-Preferia Abel a Caim,embora ambos produzissem igual, levando a um conflito entre os irmãos que teve as conseqüências que já conhecemos.

3-Os seres humanos construíram um edifício (proeza incrível naquela época) demonstrando assim o quanto eram capazes e apenas porque demonstraram conhecimentos maiores do que o Senhor os permitia ter, Ele apenas soprou e a torre caiu como papel (Outros “senhores”, inclusive, continuam a ter essas atitudes.)

4-Ao invés de distribuir as terras entre todos os povos entregou-as a um único povo e ainda lhe disse que deveria destruir quem se interpusesse a essa sua decisão.
E para entregar nessas terras, precisou induzir um homem bom a sacrificar seu filho (Segundo Saramago, Isaac foi salvo –“na hora agá”- por Caim, que chegou na hora exata em que Abraão ia matá-lo, pois escutou a súplicas da criança.)

5- Em Sodoma, massacrou toda uma população, inclusive crianças e velhos.

6- No pé do Monte Sinai, apenas porque fizeram um bezerro de ouro para competir com Ele, resolveu que todos, sem distinção morreriam. ( Com exceção do grupo de Moisés). Será que o Senhor tinha tão pouca segurança em seus ensinamentos que acreditava que um bezerro de ouro iria lhe fazer frente?


Assim, fica realmente difícil entender Deus.



TEXTO BASEADO NO LIVRO - CAIM, DE JOSÉ SARAMAGO, ESCRITOR PORTUGUÊS FALECIDO RECENTEMENTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...