sábado, 18 de dezembro de 2010

Presente de grego e diplomas falsos.

Por Ninféia G.


Duas manchetes no jornal local, hoje, me chamam a atenção: a Câmara Municipal de Belém concedeu transporte de graça em um domingo por mês ao povo de Belém, quer dizer, é uma proposta de lei que entendo que ainda vá passar ,pelos trâmites legais.

Mas ,não dizem que o que vale é a intenção?Então, vai ver nossos vereadores se “ sensibilizaram” com a penúria em que vive nosso povo e decidiram que as “pessoas comuns” têm o direito de passear ao menos um domingo por mês( o que já é difícil mesmo tendo o dinheiro da passagem, visto que as frotas são consideravelmente diminuídas aos domingos, por conta, claro, dos proprietários das empresas que não querem ter prejuízos colocando ônibus para ser usado por ‘quatro gatos pingados”.

Mas...,agora...com esse “presentão de Natal “ que nossos “estimadíssimos” vereadores estão dando, quem sabe as pessoas não vão até ter mais disposição de ir para as paradas de ônibus?. Mas, uma pergunta que não quer calar: Qual será o presentão dado pelo Prefeito aos empresários dos transportes coletivos em troca dessa migalha ao povo???Tenho medo só de pensar: dia 1 vem aí, dia de aumentos de tarifas, preços de produtos, etc..., será que o preço da passagem vai finalmente( como premio aos empresários por concordarem em ser tão "bonzinhos com o povo"- ainda que a prefeitura pague a eles esses valores referentes a esses domingos, claro que não será o valor real pois acordos devem ter sido feitos por trás dos panos) para dois reais????

Já que querem dar presentes, Senhores Vereadores, estabeleçam um teto para quem não vai pagar passagem, mas todos os dias, tipo, quem percebe até 2 salários mínimos por mês não paga passagem de ônibus.Assim, iam ajudar bastante muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuita gente, podem crer!!!

Agora, um domingo por mês, de graça, para toda a população, aí é gato por lebre, né? Presente de gregos!Porque já pensaram no numero de ônibus nas ruas, “ a esse preço”? Coitados dos usuários!Será que vai valer à pena?Se já se fica quase uma hora esperando, principalmente aqui ,no bairro da Marambaia, onde uma empresa detém o monopólio, imagina, sendo de graça!!Vamos ter que sair de madrugada para ficar na fila( aliás o que não é novidade no Brasil)

Outra manchete interessante é que DILMA e JATENE foram diplomados,mas diplomados em que? Eu e muita gente mais, levamos 4 ou 5 anos em universidades para sermos diplomados .Eles nem cumpriram suas obrigações, nem começaram a atuar( e nem estou me detendo em como eles atuarão, não é o caso aqui) e já estão sendo diplomados!?Quer dizer, recebem o premio antes de trabalhar? Sem mostrar serviço?

Que coisa mais ridícula e além de ser uma violência ao povo brasileiro que na verdade, nem se toca dessas barbaridades.

Mas quem pensa, reflete observando o dia a dia e prestando atenção nessa gente que é eleita e fica fazendo programinhas para amenizar a situação do povo( e o pior é que o povo acredita) , para que ele pense que pode um dia ser um burguês e dessa forma, não lute contra a injustiça social que o vitima, sabe que diplomar políticos antes dele cumprirem os mandados, não é coerente; e dar apenas um dia de ônibus de graça, em um domingo por mês, a uma população cuja maioria carece de quase tudo, é .no mínimo uma violência, além enganação, falsidade, sacanagem, enfim!

Poupem-nos Sras. autoridades constituídas.
Mas eu tenho quase que certeza que as senhoras não enganam mais tanta gente assim.


Ninféia G é Assistente Social e Poetisa de Belém do Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...