sexta-feira, 24 de junho de 2016

Governo e FARC chegam a acordo para o cessar-fogo bilateral e definitivo

O Governo e as FARC chegaram a um acordo para um cessar-fogo bilateral e definitivo, cujos detalhes serão revelados nesta quinta-feira em Havana em um ato que terá a presença do presidente Juan Manuel Santos e de um grande grupo de personalidades internacionais.
A reportagem é publicada por Agência Efe, 22-06-2016. A tradução é de André Langer.
“As delegações do Governo Federal e das FARC informam à opinião pública que chegamos com êxito ao acordo para o cessar-fogo e de hostilidades bilateral e definitivo”, indicaram os negociadores colombianos em um comunicado conjunto publicado nesta quarta-feira na capital cubana.
Eis o comunicado.
Comunicado Conjunto #75
Havana, Cuba, 22 de junho de 2016.
As delegações do Governo Federal e das FARC-EP informam à opinião pública que chegamos com êxito ao acordo para o cessar-fogo e de hostilidades bilateral e definitivo; o abandono das armas; as garantias de segurança e a luta contra as organizações criminosas responsáveis por homicídios e massacres ou que atentam contra defensores dos Direitos Humanos, movimentos sociais ou movimentos políticos, incluindo as organizações criminosas que tenham sido denominadas como sucessoras do paramilitarismo e suas redes de apoio, e a perseguição das condutas criminosas que ameacem a implementação dos acordos e a construção da paz.
O evento será presidido pelo presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, pelo comandante das FARC-EP, Timoleón Jiménez, e pelos países avalistas: por Cuba, o presidente Raúl Castro, e por Noruega, o chanceler Borge Brende. Também estarão representando os países acompanhantes a presidenta do Chile, Michelle Bachelet, e o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.
A cerimônia contará com a presença, como convidado especial, do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, que terá a companhia do presidente do Conselho de Segurança e do presidente da Assembleia Geral.
Também participará o presidente da República Dominicana, na qualidade de presidente da CELAC, o presidente de El Salvador e os enviados especiais para o processo de paz dos Estados Unidos e da União Europeia.
Os acordos serão dados a conhecer ao meio-dia desta quinta-feira no Salão de Protocolo El Laguito.
Cordialmente,
Grupo de Comunicações
Escritório do Alto Comissionado para a Paz – República da Colômbia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...