Por Ninféia G
Um colega de trabalho, militante do PT-Partido dos Trabalhadores, foi interpelado, dentro do Edificio Sede do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, por uma servidora da cúpula administrativa, que ele não deveria estar usando vermelho enquanto todos alí são amarelos.
Bom, que todos alí sejam amarelos, não se deve duvidar e,agora, com o depoimento veemente da alta servidora,isso fica ratificado ,uma vez que ,pelo proprio cargo que ocupa , ela precisa fazer direitinho " o dever de casa". E pelo que se observa, tentou fazer, mas , nosso colega, militante tarimbado, escolado, servidor concursado, da base do Judiciário, sindicalizado, que compõe comissão de reinvidicações, colocou-a no seu devido lugar quando deu a ela todas as orientações a respeito de porque usa a cor vermelho.
Se a convenceu ou não, isso não importa muito, vez que ele está convencido do que pensa e porque pensa.E está consciente do quanto é quase que impossível fazer um amarelo virar vermelho.
Mas , se ela o interpelou, é que ficou incomodada e é aí que observamos a força de um símbolo que não é nada novo.
O Vermelho é uma cor associada ao desafio, e, também símbolo de sangue vertido num processo histórico de lutas por transformação social.
A estrela vermelha de cinco pontas é um símbolo do socialismo em geral.Significa tanto os dedos da mão do trabalhador bem como os cinco continentes.Há uma terceira interpretação de que as cinco pontas da estrela represente os cinco grupos sociais que lideraram a Revolução Russa de Outubro de 1917: a juventude, os militares para proteger e defender o socialismo, o trabalhador industrial, o trabalhador do campo, e a Intelligentsia
Como poeta que sou, e Vermelha de nascimento e evolução, escrevi a poesia abaixo , não apenas pensando no colega que defendeu sua posição com dignidade e convicção mas em todos nós, Vermelhos que, em diversas ocasiões , somos conduzidos a defender nossas posições.
Vermelho
Antes de tudo
Paixão
Acima de tudo
Determinação
Apesar de tudo
Sentimento
Além de tudo
Liderança
No Mundo,
Foi ação
Para o Mundo
Salvação
Fez o Mundo
Diferente
Deu ao Mundo
Esperança.
Ninféia G é Poeta de Belém do Pará ,Assistente Social e Servidora efetiva do Poder Judiciário do Estado do Pará.
Obrigado pela homenagem, companheira!!!!
ResponderExcluirApenas uma retificação: Um vermelho verdadeiro nunca amarela. Já os amarelos, avermelham diante dos nossos argumentos sempre casados com a realidade!!! É o que tenho feito nos últimos dias.
Em relação ao episódio ocorrido na Casa Grande do TJE, a defesa de nossa posição gerou resultados no dia seguinte: três servidoras estavam de vermelho. Pode ser uma simples coincidência, mas pelo menos nossa postura serviu para encorajar as colegas a se libertarem da opressão amarela!!!!
Um grande abraço, e
SEMPRE VERMELHO!!!!
O brilho do meu canto tem o tom e a expressão da minha cor: VERMELHO!!!!
Mas eu escrevi...quase que impossível um amarelo virar vermelho, mas, claro, dependendo do grau de consciência e visão, é possivel sim ,em alguns casos.
ResponderExcluir