Por Ninféia G
A noticia que ouvi e li é que a ocupação informal teve ontem um dia de terror aqui em Belém do Pará, no bairro da Marambaia ( o bairro em que moro).
Agentes da prefeitura acompanhados da PM destruíram estabelecimentos que já existiam há muito tempo.Segundo informaram moradores d área, uma pizzaria localizada no canto de uma das ruas principais do Conjunto Residencial Médice, foi completamente destruída pelos agentes e sus auxiliares.
Dizem que foi um arrastão para “bandido” nenhum ter inveja.
O que eu escutava ontem de pessoas reconhecidamente reacionárias, de direita, era que isso só vai aumentar a onda de assaltos porque esse pessoal estava trabalhando honestamente para sustentar suas famílias e não estava ofendendo ninguém.
E que se a prefeitura quer tirá-los do local, tem que dar a eles condições para se estabelecer em outro lugar porque já tem várias outras pessoas que estão se mantendo, comendo,vestindo, etc... com a renda dessas ocupações.
Outras dizem que está certo porque a lei proíbe essas ocupações e foram notificados do tal arrastão E que é triste mas, necessário, afinal estão na via publica atrapalhando a vida das pessoas.
Bom,não vou defender lei nenhuma já que a lei também permite que o salário mínimo aumente apenas 6% e o salário dos parlamentares aumente 62%.
A lei permite que crianças limpem para brisas nos sinais para poder conseguir centavos para comer e ainda são chamadas de mini bandidos pelos “ bem de vida”( aqueles que passam com os carros “ à prova de bala” ,de vidros fechados e peliculados)
A lei permite que alguns possam comprar um automóvel de 100.000 reais e a maioria não tenha o que comer.
Então...porque defender a Lei??Uns ganham demasiadamente para fazê-la, outros ganham bem para aplicá-la e fiscalizá-la; outros ganham merceneráramente para defendê-la( quem paga mais tem o seu lado melhor defendido).
Então, eu não defendo a lei, defendo o direito das pessoas que nenhuma lei parece garantir, já que Lei sem Retaguarda não funciona.
Como que alguém do alto do seu gabinete confortável e quase sempre exageradamente decorado de acordo com o estilo do novo mandatário ( ou da mulher do novo mandatário)-pode ter o direito de acabar, em instantes, com o ganha pão de pessoas que sustentam famílias?
Essa é a pergunta que deixo no ar!Quem tiver competência, por favor, responda!!!
E não me venham com argumentos de que os ambulantes atrapalham, que eles estão nas calçadas , que eles complicam a circulação do trafego e do trânsito.
Porque eu argumento que os parlamentares estão sentados em seus belos gabinetes e ganhando seus “rios” de dinheiro e não fazem uma lei decente e aplicável á realidade .
É inconcebível que as autoridades destruam a fonte de sustento das famílias dos cidadãos.
Isso que aconteceu ontem na cidade de Belém sob ordem da Prefeitura e com a segurança da PM; foi uma violência contra o melhor estar da sociedade.Porque a sociedade não é composta apenas dos ‘riquinhos”, mas do povo que amarga salário mínimo com APENAS 6% de aumento.
Vamos perguntar a um parlamentar e ao Prefeito quanto sua mulher compraria com salário mínimo?
Só o processo de “esticamento” de cabelo ( que em muitos tipos de cabelos tem que ser toda semana), e isso referindo o preço por baixo,levaria todo esse valor.
Eu vejo a realidade de uma forma concreta e não ilusionária; o povo do Egito está mostrando o que um povo pode ser capaz de fazer.
Ontem, aqui em Belém ,as autoridades contaram com “ a sorte” do nosso povo não ser combativo, não ser questionador, não lutar pelos seus direitos.Um povo que não se reúne para fazer um protesto sólido.
Aqui as autoridades se dão bem.
Aí eu faço uma pergunta eterna: o que pensam os partidos socialistas? Mas... tem parlamentar desses partidos ganhando os mesmos “ rios” de dinheiro!!!
EU DEFENDO O DIREITO DA OCUPAÇÃO INFORMAL EM QUALQUER ESPAÇO!AS PESSOAS PRECISAM SUSTENTAR SEUS FILHOS.
"O filhos dos outros têm direito a ter as mesmas coisas que nossos filhos têm"(Ernesto "Che" Guevara)
Fonte:http://www.diarioonline.com.br/noticia-134622-acao-da-secon-revolta-feirantes-na-marambaia.html
http://www.diarioonline.com.br/videos_interna.php?id=B4momLlY_0Y
Ninféia G É Assistente Social e Poetisa em Belém do Pará
Gostei do texto, Arlete. Como dizia Radbruch, entre a lei e a justiça, deve-se optar sempre por esta última.
ResponderExcluir