sexta-feira, 18 de março de 2011

Niemeyer em abaixo-assinado a Obama: contra o imperialismo

"Como eu já escrevi antes, há noticias impossiveis de serem esquecidas e imprescindiveis de serem conhecidas"(Ninféia G)

Niemeyer em abaixo-assinado a Obama: contra o imperialismo

Por Márcia Xavier

O arquiteto Oscar Niemeyerpresidente de Honra da Rede das Redes em Defesa da Humanidade – Capítulo Brasileiroencabeça o abaixo-assinado dirigido ao presidente dos Estados UnidosBarack Obamaem sua visita ao Brasil neste final de semana. No documentoos signatários pedem o cumprimento das promessas de campanha de Obamacomo a desativação da Prisão de Guatánamoe se dizem decepcionados com a sua atuação.

“Sua eleição trouxe muita admiração e muita esperança para o povo brasileiro e para toda a América Latina. Contudodevemos confessar-lhe que nos encontramos profundamente decepcionados”diz o texto logo nas primeiras linhas. Eno finalpede que ele “acabe com o embargo a Cuba e liberte os Cinco Herois Cubanosem nome da real integração entre os povos.”

Para convencer o Presidente estadunidenseo documento apela para “a generosidadea solidariedadeo respeito à soberania de cada país”destacando que “(devemos) centrar nossas potencialidades para transformar o caos em que vivemos num mundo melhor.”

Ao longo do texto – curto – Niemeyer e os demais defensores do fim do imperialismo dos Estados Unidos – destaca os ataques implementados pelo governo estadunidense “contra HondurasVenezuelaBolíviaÁfricasem citar o apoio e o trabalho das agências de inteligência contra os países sul-americanos nas décadas de 60 e 70 do século passado.”

Leia a íntegra do documento:

Abaixo-assinado do povo brasileiro à Barak Obama

Para: Presidente dos Estados UnidosBarack Obama

O presidente Lula foi definitivo: quando nos dirigimos a V. Exa. não parece que falamos com o representante de um poder imperial e sim com um brasileiro como qualquer um de nós. Sua eleição trouxe muita admiração e muita esperança para o povo brasileiro e para toda a América Latina. Contudodevemos confessar-lhe que nos encontramos profundamente decepcionados.

Acreditamos nas promessas de campanha. Entre elas esperávamos que seu governo trouxesse a paz e a justiça para nossa querida Ilha Cubanaquecomo é sabidoapesar do embargo de mais de 50 anosconseguiu ocupar um lugar de destaque no mundo com avanços significativos na área da biotecnológicaeducacional e na área de saúde pública. Apesar da campanha difamatória e da propaganda violentaCuba resiste a todas as agressões e intempéries com dignidade. Desnecessário citar a V. Exa. todos os desmandos contra Cubasob as mais mentirosas alegações. Assim foi a Baia de Porcosassim foi a promessa de desativar Guantánamoassim é a prisão dos Cinco Cubanos em prisões estadunidensescom julgamentos sem nenhum critério ético e justiçaassim foi assinadohá mais de 50 anosum embargo econômicocruel e desumano.

Assim tem sido contra HondurasVenezuelaBolíviaÁfricasem citar o apoio e o trabalho das agências de inteligência contra os países sul-americanos nas décadas de 60 e 70 do século passado.

São incontáveis essas agressões. O senhor chegou como esperança de crescimento do homem em todas as esferas. Veio de uma classe média diferenciadatraz nas veias a herança de seus antepassadosos mesmos que construíram a economia de seu País.

Sabemos de seus interesses na grandiosidade do Brasilque transcende o imaginável: Pré-salriquezas inesgotáveis de energiabiodiversidademão de obra baratasão apenas alguns exemplos.

Senhor Presidente Barack Obamanosso contencioso é grandemasnosso carinho pelo povo norte-americano transcende as desavenças.

Queremos aproveitar esta ocasião para uma reflexão necessária: a generosidadea solidariedadeo respeito à soberania de cada país eprincipalmentecentrar nossas potencialidades para transformar o caos em que vivemos num mundo melhor.

Acabe com o embargo a Cuba e liberte os Cinco Herois Cubanosem nome da real integração entre os povos.

Rede das Redes em Defesa da Humanidade – Capítulo Brasileiro

Oscar Niemeyer – Presidente de Honra

Marília Guimarães – Presidente do Capitulo Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...