sexta-feira, 18 de março de 2011

Os EUA estão de olho é no petróleo da Líbia

Por Emanuel Cancella

Muamar Kadafi implantou em seu país um sistema almejado por todos os bons governantes do planeta: A Líbia detém o maior índice de desenvolvimento humano (IDH) do Continente Africano e a maior renda per capita da região. Como se não bastassea saúde e educação são oferecidas gratuitamente ao povo.

É o dinheiro do petróleo aplicado em beneficio da populaçãojá que a Líbia está entre os países detentores das maiores reservas de petróleo e também é um dos grandes exportadores de hidrocarboneto do mundo.

Dizer que Kadafi está há 42 anos no poder sem eleições é muito pouco para quem trata dessa forma seu povo. Até porque Hugo Chavesna Venezuelaé o governante no mundo que mais se submeteu a eleiçõesno entanto é chamadopelos mesmos críticos de Kadafide ditador. Não por acasoa Venezuela também é detentora de reservas gigantes de petróleo e está entre os grandes exportadores mundiais.

Além de tudoconsiderar as eleições diretas aplicadas no mundo como símbolo da democracia é chamar a humanidade de idiota: basta ver que os eleitos nesses processos são os que investem maior volume de dinheiroou sejao grande vencedor nas eleições implantadas no planeta é o poder econômico.

É bom observar quena verdadenão seria na Líbiaa primeira vez que os Estados Unidos e seus aliados financiariam mercenários para combater governantes desafetos. Além dissona América Latinaos EUA financiaram e apoiaram ditaduras militaresinclusive no Brasil.

Kadafiagorapara sobrevivertem que ir além dos combates em seu território e buscar aliadosdenunciando ao mundo a trama contra seu povo e seu governo.

Como na música de Genival Lacerda“Severina Xique-Xique”denunciando Pedro de olho no bum bum da vizinha: “ele esta de olha é na boutique dela! Na Líbiaos EUAao invés de democracia“está de olho é no petróleo dela!”

A democracia que os Estados Unidos e seus aliados querem implantar na Líbia é a mesma que implantaram em grande parte do Oriente Médio e da Áfricacom ênfase no Iraque: a posse do petróleo. Desde que tenham controle do petróleoos Estados Unidos e a Europa apóiam qualquer governoseja ditadorfamília realtiranos de toda extirpe. De fatoa questão da democracia é só uma cortina de fumaça: Kadafi tem que deixar o poderporque não tem o perfil de governante projetado pelos Estados Unidos e Europa!

* Emanuel Cancella é diretor do Sindipetro-RJ.

Fonte: Agência Petroleira de Notíc

Um comentário:

  1. Apesar das palhaçadas paa esperar o fantochinho do Norte, tenhl que elogiar o governo brasileiro por se abster de votar nas sanções da ONU contra a Libia.
    É assim que se respeita soberania, oisa que a ONU não faz, a saber o que permitiu que Bush fiesse no Iraque e depois...não tinha nada nuclear la.

    O lance é o ouro negro, né,Império???
    Mas, devagar,a gente percebe que estás desesperado, tanto é essa visita ao Brasil emoldurada que fetiches, tipo segurança provar tua comida antes de comeres.
    Mas...quem quer te matar? Não mataram o Bush que era republicanos e mandava mais que tu!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...