quinta-feira, 17 de março de 2011

O que é mais abominável: nepotismo ou parlamentar ter 62% de aumento e o trabalhador só 6%?

Por Ninféia G


Um amigo me enviou um e-mail com um artigo sobre a questão do nepotismo aqui no meu Estado, ou seja, no Pará. E não pude deixar de fazer meu comentário a respeito desse assunto baseado na minha visão de realidade.

Entendo e considero, certamente, que o nepotismo direto, cruzado, indireto ou sei mais lá do que possa ser chamado, é algo abominável, realmente.

Entra governo, sai governo, de direita ou de “esquerda” e isso não muda; saem uns parentes e entram outros.

O Almir Gabriel fez, Jatene fez, Ana Julia fez, Jatene está fazendo. Isso é um ciclo e é aquele lance: “o poder corrompe”, ou seja, esse poder concedido por vias eleitorais, afinal, eleições são custeadas por altos empresários.
E os de hoje ainda são os mesmos que financiaram o golpe militar; ou seus herdeiros,e similares.

E os homens que fazem as leis, ainda por cima, são autores de outro grande algo abominável: a lei que lhes permite terem tido 62% de aumento enquanto eles mesmos e com o aval da Presidenta, deram ao trabalhador, 6%.

Escândalo por escândalo; absurdo por absurdo, um pelo outro, não quero o troco (na verdade o” trocão” é para o proletariado em péssimos serviços de saúde, de transporte e de educação.

Os fiscais da lei e os aplicadores da lei, por outro lado, acabam todos envolvidos em todo esse processo.

Naturalmente, deve ter quem quer fazer as coisas certas, mas quem é? Alguém já ouviu falar neles?

Executivo, Legislativo, Judiciário, são os três poderes constituídos do Estado. Mas, tem o quarto, tem o quinto, tem o sexto, ou seja, empresários, mídia, ONGs.

É tanta gente mandando e desmandando, que quem manda em quem?

E aí aparece o Datena e outros da mesma linha mostrando na TV a policia em ação: correndo atrás de assaltante na rua.

Aí vem o Obama para ver de perto as UPPs, esse modelo genial que “deu certo” no Brasil.

Para mim, pior que o nepotismo (e, olhe, eu acho nepotismo abominável, hein?) é os caras que fazem as leis, terem o poder de fazer uma lei para eles próprios aumentando seus salários em 62% e terem o poder para decidir que o trabalhador pode e deve aceitar e ficar feliz com um aumento de 6%.

Se tivermos que jogar algo ou alguém no lixo, vamos começar por eles.

O problema é que isso fere as suscetibilidades, porque tem parlamentar do PSOL, PSTU, PCB (isso para citar os vermelhos) ganhando salários com esse aumento.

Então, quem vai primeiro para o lixo?

Se parlamentar pode ter 62% de aumento, se crianças podem limpar pára-brisas de carros nos sinais e a classe média pode achar que eles são mini bandidos, então, os juízes, governadores, desembargadores, procuradores, promotores, podem botar os parentes de seus amigos de órgãos opostos para trabalhar em seus gabinetes. Pois, pior que a esposa do desembargador ganhar 4.000 reais no gabinete do governador é um parlamentar, eleito pelo povo, para trabalhar para o povo, fazer uma lei para se aumentar 62% e fazer outra lei para aumentar apenas em 6% o salário do trabalhador!

E todos ficam apavorados com a violencia urbana, o medo social se alastra entre as pessoas, uma vez que, com esse salário minimo e seu 6¢ de aumento, o que dá para comprar?

É isso aí, gente, vamos refletir!!!


Ninféia G é Assistente Social e Poeta em Belém do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...