A notícia da libertação de Misrata das mãos dos bandos de mercenários foi intensamente festejada. Cidadãos saíram às ruas em Trípoli, com bandeiras verdes sobre os ombros e entoando vivas à Líbia e ao líder Muammar Kadafi, como mostrou ao vivo a TV Líbia
A TV estatal líbia anunciou a retomada da estratégica cidade portuária de Misrata das mãos dos mercenários.
Segundo a TV somente alguns “pequenos bolsões permaneceram nas mãos dos traidores”.
A vitória, apesar dos bombardeios pela Otan, foi intensamente comemorada nas ruas da capital líbia.
O filme pode ser visto na internet: http://www.youtube.com/watch?v=iTAUV7m5S2k
Em um sinal de que o “avanço dos insurgentes rumo a Trípoli” é falacioso, o portavoz da Otan afirmou que “a situação no terreno é muito dinâmica”, ou seja, os mercenários não conseguem tomar espaços em definitivo.
A BBC também mostrou vídeo com tiroteios se desenrolando em outra cidade, Zawyia, onde se supunha que os mercenários haviam expulso as forças governamentais. O âncora da BBC confessou que vira “a bandeira verde [dos patriotas líbios] tremulando sobre a refinaria da cidade”.
Entre os eventos da comemoração uma carreata com milhares de carros com seus ocupantes carregando bandeiras verdes tomou conta do centro de Trípoli. Um repórter da TV Líbia cedia o microfone às pessoas na rua e todos expressavam seu entusiástico apoio a Kadafi.
Um deles afirmou: “espero que esta escória subhumana que apoia as ações satânicas da Otan sejam amaldiçoados em vida e na morte, que estes traidores sejam enviados para baixo, para o inferno”.
Segundo a jornalista norte-americana Susan Lin-dauer (Springfield News) em artigo conjunto com Jeanne Moriarty, do Morning Star, afirmam que as cidades Zawyia, Garian, Sorman e Sabratha, ditas em poder dos mercenários “estão sob controle do governo”.
Nos embates, as forças nacionais libertaram 1.250 militares que os mercenários haviam detido. Também que há um contingente de jovens que através de computadores e aparelhagem eletrônica consegue monitorar as comunicações e posições dos mercenários.
As jornalistas informam que um dos principais militares dos bandidos, Khalifa Hefter, que atuou – segundo a TV – durante 20 anos como agente da CIA e foi transportado ao país para comandar os mercenários foi capturado.
NATHANIEL BRAIA
http://www.horadopovo.com.br/2011/agosto/2986-19-08-2011/P8/pag8a.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário