domingo, 7 de novembro de 2010

Eu penso, tu pensas, ele pensa, todos pensam (Pensar! Uma tecnologia natural simplesmente, maravilhosa).

Por Ninféia G

O que pensamos e o que compreendemos da realidade é fruto de nossa vivência, experiência, observação e conhecimento, algo adquirido ao longo do tempo, desde que nos entendemos por pessoas neste mundo.

Nossos pais, professores, vizinhos, colegas de escola, de trabalho, os relacionamentos, enfim, os seres humanos que tiveram contato conosco e os livros, foram nossos mestres ; o saber popular ou senso comum , a nossa base para construir ou reconstruir; aperfeiçoar e evoluir.

Não podemos, sozinhos e com os nossos próprios conhecimentos e visão, transformar o que achamos que não está certo; mas podemos transmitir o que pensamos, da forma que pudermos, em contato com as pessoas, em qualquer ambiente; sempre haverá uma maneira de externarmos nossa maneira de perceber a realidade.Sempre alguém irá escutar e refletir.

Não devemos nos deixar influenciar por fundamentalismos; por pensamentos e ações radicais; por regras em vigor mas que insistem em não atender ao que a realidade clama.

O questionamento deve ser constante, ainda que pareça estarmos falando ao vento.Alguém vai escutar, vai prestar atenção, vai perceber onde queremos chegar.
Nossa liberdade é limitada, claro, ela termina onde começa a do outro. Mas nossa liberdade de pensar é ilimitada, pelo menos ainda não estamos tecnologicamente tão avançados ao ponto de podermos ler os pensamentos do outro ( o programa Fantástico ainda não mostrou)Na verdade, isso só acontece, felizmente, ainda, em certos filmes de Hollywood.

Eu penso, tu pensas, ele pensa, nós pensamos, todos pensam.

Então, que tal fazermos algo efetivo e transformador com essa tecnologia de que a Natureza nos dotou?

Somos, sim, uma máquina de pensar, mas uma máquina de sangue e não de fios, chips, e similares. Esses, foram inventados por nós.

Inventamos toda a tecnologia que existe com o nosso pensamento.

Então, porque ainda somos tão pobres nesse campo? Porque a realidade objetiva, aquela que está na nossa frente em todos os segundos de nossa existência,ainda não nos toca ao ponto de refletirmos que está tudo tão errado e que temos de consertar?

Quando assisto TV, presto muita atenção nas propagandas de carros e bancos, e o que vejo? Que por elas parece muito fácil que qualquer pessoa que está assistindo a TV adquira um carro e tenha uma conta no Itaú, Bradesco, HSBC e assim pode sair rodando por uma estrada com um horizonte maravilhoso ou fazer uma viagem pelos campos da Itália que a novela Passione, vive mostrando como uma deformadora da realidade e de mentes que é, principalmente, como novela das 21:00 horas da Rede Globo.

Não pretendo com essas linhas criticar quem quer que seja ou o que quer que seja, mas como ser humano observador e participante da realidade, sinto necessidade, de vez em quando, de estar refletindo sobre o que observo e sinto.

Nem sempre em forma de versos.


Ninféia G- Assistente Social e Poetisa de Belém-Pa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...