terça-feira, 30 de novembro de 2010

Sobre os acontecimentos no Rio de Janeiro( apenas outra reflexão)

Por Ninféia G


Essa questão do Rio e das favelas que a mídia insiste em dizer que é onde está o trafico, isso para mim não passa de briga por espaço.As favelas têm vida própria, são comunidades que subsistem e é claro esse tipo de contexto não interessa a quem detém o poder; além do mais, todo mundo sabe que a beleza do Rio, a peculiaridade está justamente nos morros, algo que lhe é mais característico que em outras cidades. E vai ter Olimpíadas 2016; eles tem que preparar o terreno desde já. E é claro que é mais fácil reprimir vagabundo pobre do que vagabundo rico( usando ma loinguagem padiliana).
Fazem aquele aparato todo, até blindado, parece até com o que os presidentes terroristas estadunidenses fizeram e fazem no Iraque que quando foram ver não tinha nada de bomba atômica. E mataram o Saddam, mesmo sem encontrar a bomba!!E continuaram acabando com o pais e o povo!Mas o Bush ficou vivo e ainda escreveu um livro sobre suas atrocidades. Obama assumiu. Será que alguém é pior que eles???

Não acredito que haja ninguém pior que eles. Mas tem igual. Parece que aqui no Brasil, né?

Então, para mim essa ação no Rio é igual ao que os EEUU fizeram no Iraque.

Mas como o Brasil adora copiar o bandido do Norte, né???

Claro que os “bandidos” das favelas não vão enfrentar o poderio militar que os “ homens da lei e da ordem” estão mostrando. O “ bandido da favela ” ( tenho que fazer a referencia porque tem o bandido do asfalto, né?) pode até ser violento mas não é burro.Como disse um dos presos do CARANDIRU” A GENTE NÃO É BURRO, NÉ DOTOR, DE ENFRENTAR AS METRALHADORAS DOS HOME”( e mesmo assim, deu no que deu- massacre de mais de 100 pessoas-).Eu li que “ os bandidos das favelas” tem rota de fuga, migram de uma comunidade para outra, e é claro, que as autoridades sabem disso.Então, vão ficar nesse aparato todo tempo, permanentemente?

Tem tanto problema serio no Brasil para ser resolvido! Filas do SUS, ressonâncias magnéticas para pessoas que bateram violentamente as cabeças em acidentes mas que só vão ser feitas 6 a mais meses depois do acidente!! A falta de médicos neurologistas no SUS.Crianças limpando para-brisas de carros nos sinais, fazendo malabarismo; crianças fora da escola em plena idade escolar ,mendigando. Pessoas entrando em coletivos, contando suas historias para comover pobres ( porque quem anda de ônibus neste país é pobre, né- quem ganha um dinheirinho a mais vai logo comprar carro para se livrar do aperto dos coletivos. )Crianças em abrigos porque seus pais não tem condições de assumir a responsabilidade, não tem renda, trabalho, educação.E os que detém o poder acham melhor ter família acolhedora( sem nenhum vínculo emocional)paa as crianças não irem par aos abrigos, do que dar emprego para esses pais! Mas é que resolver esses problemas pode acabar com o lucro das empresas de saúde, né?Das empresas de educação, né?

Olhem só um item com que os que detém o poder, as autoridades ,deveriam se preocupar: transporte urbano.Ninguém faz nada, parece que não interessa. As empresas privadas fazem o que querem, serviço péssimo e altas tarifas.São os burgueses dos transportes.

Tem tráfico porque tem penúria ou miséria extrema. E o tráfico acaba gerando renda para muitas pessoas, né?Os ricos compram e as coimunidades das favelas sobrevivem da renda.Todo mundo sabe disso.

Então, tem que combater as causas dessa miséria extrema. Combater tráfico é invenção dos EEUU que usam isso para fazer o que fazem na Colômbia,sob a justificativa de combater o tráfico querem mesmo é caçar guerrilheiro. E só não fazem no Brasil porque no Brasil não tem movimento de guerrilha.

Não me digam que essa operação no Rio não tem nada a ver com os lucros que grandes empresas estrangeiras, que estão se movimentando aqui no Brasil principalmente no Rio por causa da copa e olimpíadas, inclusive em áreas nessas mesmas favelas, não me diga que essa operação de guerra no Rio não tem nada a ver com isso!!!

Ninféia G é Assistente Social e poetisa em Belém-Pa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...