sábado, 24 de julho de 2010

Ivan Pinheiro- PCB 21- A esperança de transformação da sociedade brasileira.

Após a renúncia do Presidente Janio Quadros, no inicio dos anos 60, nosso país começou a passar etapas políticas em que o povo tem sido o menos beneficiado.

Tivemos o curto governo de João Goulart que em função de reformas radicais que pretendia realizar, incluindo a reforma agrária, foi deposto por um golpe militar que assombrou o país por longos e sofridos vinte anos abatendo grandes líderes que poderiam ter transformado o país em um lugar bem melhor para vivermos.

Na campanha das “diretas já”, o povo acabou enrolado pelos donos do poder que se diziam não mais ditadores mas eram egressos da ditadura e então, tivemos um colégio eleitoral decidindo quem seria o presidente que por sua vez durou apenas um dia, assumindo o poder, ora, ora, o seu vice que nada mais era que um dos que tinham sido mais colaboradores do regime militar, ou seja José Sarney.

Isso durou cinco anos e aí veio a era Collor, quando os fabricantes de “ lideres “ segundo sua imagem e semelhança, decidiram construir um mito para desbancar um outro mito (Leonel Brizola) e para impedir que, naquela ocasião, um sindicalista, erroneamente chamado de comunista, ousasse chegar ao mais alto cargo da república.

Mas deu no que deu. Collor enganou até a os que o fabricaram. E naquela famosa votação ao vivo e a cores, ele foi destituído.

Seu vice Itamar Franco assumiu. E, juntamente com um sujeito que vinha já se firmando politicamente e emergiu assim,” tchan,tchan,tchan,tchan....” ,que costumamos chamar de FHC, criaram o Real.

Aí a sociedade brasileira exultou: podia viajar, comprar mais coisas, foi uma euforia!!!

E elegeu o cara, Presidente da República, em primeiríssimo turno!!!!

Mas por conta das crises mundiais, “já era “o Real( na verdade, quem é inteligente o suficiente sabe que ele “ nunca foi”)

Contudo, FHC ficou ainda 8 anos, com real “ forte” e com real fraco!

Em 2002, finalmente, conseguimos colocar o sindicalista, ex-menino muito pobre, catador de laranjas podres , retirante do sertão nordestino, na Presidência do País.O homem do PROGRAMA FOME ZERO, política publica com característica de política emancipadora,entretanto, virou Bolsa Família, uma politica compensadora.E assim, fez com que algumas pessoas ficassem menos pobres mas em nada contibuiu para diminuirem as desigualdades sociais que na verdade, aumentaram.

Mas ele conseguiu dobrar o mandato em 2006 .Será que é porque ele conseguiu mesmo zerar a fome e por isso o programa acabou ou foi porque ele protegeu tanto o sistema bancário e os latifundiários e nada fez contra a tentativa de criminalização dos movimentos sociais.Pode ser que tenha sido causa da taxação previdenciária dos aposentados.Ou será que foi porque ele sempre se deu bem com a Venezuela , fez acordos como Irã, foi á China, é amigo de Cuba mas...continua mui amigo do Obama ( e o era de Bush)?

Sou Assistente Social e servidora pública, trabalho com crianças e adolescentes carentes, cujas famílias não tem condições mínimas de sustentá-los e os colocam em abrigos.E estes cada vez mais tem sua população aumentada.O numero de crianças e adolescentes, estes já para completar 18 anos, sem perspectivas para onde irão,o que irão fazer, que trabalho irão ter, é cada vez maior e os programas sociais que existem não abraçam toda a realidade.São projetos que simplesmente não preparam os adolescentes para uma realidade objetiva e não promovem a reflexão sobre o que causa as desigualdades, a pobreza, a miséria para que aquele ser entenda o porque de sua situação, entenda que existe possibilidade de transformação e quais as formas de luta

Mas as leis novas vão sendo feitas; a nova lei da adoção, de agosto de 2009, prevê família acolhedora para que as crianças e adolescentes não sejam colocados em abrigos; prevê fiscalização desses abrigos para verificar se eles têm planos de desenvolvimento individual para cada um desses seres que estão prestes a sair do mesmo.
Aí eu me pergunto: a solução não seria emprego, renda, oportunidade de trabalho com salários dignos para os pais dessas crianças e adolescentes?
Ou concessão de terras para pratica de agricultura familiar já que tem tanta terra nas mãos de um numero irrisório de proprietários( ou latifundiários)?

Por todas essas minhas colocações,pelo que vivi e presenciei ao longo de meus 61 anos de idade, como brasileira que sou e, portanto, quero o melhor para o povo do qual faço parte e que é quem realmente é este país, procurei a melhor alternativa para engajar-me em um projeto de transformação e o encontrei no PCB- Partido Comunista Brasileiro

SOBRE IVAN PINHEIRO-CANDIDATO DO PCB À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA NAS ELEIÇÕES DE 2010

Ivan Pinheiro é Advogado e secretário-geral do Partido Comunista Brasileiro (PCB),

Já disputou o cargo de governador do Rio de Janeiro.

Foi líder sindical- Como presidente do Sindicato dos Bancários comandou atos de resistência à ditadura militar no Rio de Janeiro.

Integrou o Movimento Revolucionário Oito de Outubro (MR-8) - organização de esquerda que participou da luta armada contra o regime militar - até meados da década de 70.

Ingressou no PCB, em 1976. Na década de 80, tornou-se o integrante mais jovem do Comitê Central do partido

Por ocasião da divisão que rachou o partido e parte dos membros fundou o Partido Popular Socialista (PPS), Ivan Pinheiro permaneceu no PCB.

Em 1996, concorreu à prefeitura do Rio de Janeiro sob o lema "Uma Revolução no Rio",

Em março de 2005, foi eleito secretário-geral do PCB - período em que a legenda rompeu com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

PONTOS MAIS IMPORTANTES DO PROGRAMA DE GOVERNO DO PCB

-Estatização do sistema financeiro- ou seja, esses bancos como Itaú/ Unibanco ( que agora são um só), Bradesco, HSBC , deixariam de existir.

-Congresso unicameral, com a extinção do Senado ( apenas uma câmara legislativa , ou seja, menos burocracia)

-Grandes fazendas estatais e cooperativas agropecuárias :

Grandes fazendas estatais- Reforma Agrária sob controle das organizações dos trabalhadores, de forma a democratizar a posse da terra, garantindo um política agrícola voltada para a produção de alimentos para o mercado interno, com garantia de financiamento e preços mínimos, oferta de infraestrutura de armazenagem e escoamento da produção, apoio técnico e incentivo à cooperativização;

Cooperativas agropecuárias: Um produtor de leite, por exemplo, pode vender toda a sua produção para uma cooperativa de produtores de leite, sem ter que se preocupar em correr atrás de compradores e de bons preços para seus produtos. Os preços de compra praticados pelas cooperativas costumam ser razoáveis e justos, pois se isso não ocorre, os próprios cooperados vão querer saber as razões e corrigir possíveis injustiças.

VAMOS TRANSFORMAR A SOCIEDADE, ACABAR COM AS ESTRUTURAS E CORPORAÇÕES INJUSTAS QUE SÓ EXPLORAM E ENGANAM O POVO BRASILEIRO.VAMOS EM BUSCA DE JUSTIÇA SOCIAL!

EM 2010 VAMOS ELEGER IVAN PINHEIRO – PCB 21- PRESIDENTE DO BRASIL!


Arlete Barbosa Guimarães
Assistente Social e Servidora Pública
Poeta
Belém-Pará

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...