quinta-feira, 22 de julho de 2010

No começo era assim...

A terra ainda era vazia, e não se transformara na bolha imobiliária que detonou as finanças do mundo. Mas, então, como era? Afinal, o que deu na cabeça do Senhor para criar Adão e Eva depois de afofar o barro? E a Serpente? Qual era a dela?

O princípio

1 No princípio criou o senhor Deus os céus e a terra. A terra era sem forma e vazia, como a cabeça de certas pessoas; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas. Não era ainda, como se vê, o grandioso empreendimento imobiliário que nossos pais nos contaram.

2 Sua localização ficava no extremo Oriente, próximo à Mesopotâmia, ladeado pelos rios Tigre e Eufrates, sendo a próxima parada depois da estação Vergueiro de metrô.

A Criação das primeiras coisas

3 E Deus disse: “Fiat Lux”. E surgiu a primeira caixinha de fósforos no paraíso. E Deus viu que era uma boa.

4 Tomando do barro, formou Deus o primeiro homem; ajuntou a lama, afofou, secou e assoprou. Depois foi lavar as mãos.

5 O primeiro homem chamou-se Adão e foi feito à imagem e semelhança do Criador, o que o deixou muito convencido.

6 Mas o homem sentia-se triste e solitário. Então, Deus, antecipando os ladrões de rave lhe deu um boa-noite Cinderela, subtraindo-lhe uma costela.

7 Quando Adão acordou e viu a figura ao seu lado sorriu, enquanto sem saber porque, sentia uma dorzinha nas costas.

8 E ambos estavam nus, o homem e a mulher, e apesar de um ou outro espirro, não viam nada de mal nisso.
9 “E aí, gostou? Uma belezinha não é?” perguntou o Senhor Deus. “Porque é a primeira mulher e será a mãe de todos os viventes Eu a chamarei Eva.

10 “Eu preferiria Adélia” pensou Adão mas ficou quieto. Não convinha bancar o mal-agradecido.

11 O Senhor Deus lhes disse que poderiam comer livremente de toda árvore frutífera do jardim do Éden com exceção da árvore do Bem e do Mal (“tem muito agrotóxico”).

12 Mas como sempre há alguém para acabar com o paraíso dos outros, com eles não foi diferente. A Serpente tentou Eva e fez com que ela comesse do fruto. E Eva fez o mesmo ao seu marido.
– Abra a boca e feche os olhos.

13 Então foram abertos os olhos de ambos e perceberam que eram os primeiros adeptos de algo que tempos depois seria conhecido como colônia de nudismo.

14 E envergonhando-se disso, para esconder sua nudez, foram para o meio das árvores e coseram folhas de figueira, de resto não muito úteis, uma vez que chegando o Outono, ficariam pelados de novo.

15 Durante a viração do dia procurou Deus a seu filho: “Adão! Adaão! Onde está você? Que brincadeira besta! Esqueceu com Quem está brincando?”

16 “O-o-ouvi sua voz no jardim e tive medo por minha nudez. Por isso me escondi. Atchim!”

17 “Mas quem te mostrou que estavas nu? Acaso coloquei espelhos neste Jardim? O que é que você andou comendo?” Em resposta, Adão apontou o dedo para Eva que apontou odedo para a Serpente.]
18 A Serpente não pôde apontar para ninguém. Tentou é verdade, com sua sabedoria e maldade, prejudicar Eva apontando-lhe a cauda mas já era tarde. O Síndico estava bravo.

19-20 Disse o Senhor à serpente: “Porque fizeste isto, maldita serás entre todos os animais domésticos e os do campo. Andarás sobre seu ventre comerás pó todos os dias da tua vida. Mas isso ainda não é o bastante; condeno-te a virar couro, cinto e bolsa das madames em Higienópolis.”

21 À mulher disse: multiplicarei grandemente as dores de tua gestação; em dor darás à luz a teus filhos, e tudo isso sem plano de saúde.

22 E por fim ao homem disse: “Adão, Adão... você é mesmo uma besta. Está demitido por justa causa. Passe no RH pela manhã.”

23 Expulsos do Paraíso, Adão, Eva e a cobra caíram na estrada. A cobra conseguiu uma vaga como modelo no Instituto Butantã. O feliz casal teve que contentar-se com um conjugado de quarto - e - sala na Cachoeirinha.

A Descendência de Adão

24 Naquele tempo não havia tantos carros e automóveis transformando o mundo na Babel que é hoje, aliás, nem a Babel original existia.

25-26 Por isto Adão e Eva conseguiram achar algumas áreas verdes e arejadas a fim de criar em paz os filhos. Mas nem por isso tudo corria em ordem no novo lar do casal. Caim, que tinha um gênio terrível estava sempre implicando com Abel. E o caçula, Set, todo dia trazia de fora um bicho novo como mascote. Da vez em que trouxe uma serpente, quase foi expulso de casa.
24 Naquele tempo não havia tantos carros e automóveis transformando o mundo na Babel que é hoje, aliás, nem a Babel original existia.

25-26 Por isto Adão e Eva conseguiram achar algumas áreas verdes e arejadas a fim de criar em paz os filhos. Mas nem por isso tudo corria em ordem no novo lar do casal. Caim, que tinha um gênio terrível estava sempre implicando com Abel. E o caçula, Set, todo dia trazia de fora um bicho novo como mascote. Da vez em que trouxe uma serpente, quase foi expulso de casa.

27-135 Depois disso Adão e Eva tiveram filhos e filhas. A descendência de alguns foi numerosa. E como naquele tempo não havia métodos de contracepção eficazes eles foram continuando até formar uma família maior do que a máfia napolitana inteira. Set gerou a Oit que gerou a Enos. Enos aos 90 anos gerou Cainã que gerou a Maalaeel que foi pai de Jarede que por sua vez também teve filhos e filhas. O filho mais velho de Jarede foi Tubal que gerou Meseque que gerou Gômer que gerou Magogue que foi pai de Madai que gerou Java, ufa! Enoque foi o pai de Matusalém que gerou a Lameque e Jafé. Os filhos de Jafé foram Réu e Harã. Viveu Jafé até 132 anos. Foram dois os filhos de Lameque; Arfaxade e Obal. Arfaxade morreu virgem mas Obal gerou Rifá e Orã. Os filhos de Rifá foram Társis, Quitim, Mizraim, Dodanim, Num-ninho-de-mafagafos-vivem-sete-mafagafinhos e Cuxe. Os filhos de Cuxe foram: Sebá – Havilá – Sabtá – Raamá – Sabtecá – Dedã – que chega até Noé passa por Abrãao toca e é gooool!

136 Viveu Adão 930 anos até que uma cobra o picou. Em seu enterro, Eva foi a caráter, trajando uma elegante parreira de uvas negras.

25/10/2009

Fonte: ViaPolítica/O autor

Silvio Fernando é jornalista e psicólogo formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. Formou-se também em roteiro e dramaturgia pelo Núcleo do Teatro de Arena paulista. Entre outros veículos, foi colunista e crítico de cinema

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...