La Habana, Cuba, sede dos diálogos de paz, 16 de fevereiro de 2016, ano da paz
A Delegação de Paz das FARC-EP informa ao país que na Mesa de Conversações alcançamos importantes avanços em diversos aspectos dos pontos Fim do Conflito, particularmente no relativo à deixação de armas e ao combate as organizações criminais denominadas sucessoras do paramilitarismo.
Com o Governo nacional compartilhamos visões, aproximado pontos de vista e delimitado nossos principais pontos de dissenso frente a estes transcendentais temas. Esta tarefa nos dá a confiança de que em breve poderemos anunciar ao país acordos referentes a estes importantes temas do fim do conflito.
Além disso, na Mesa recebemos com satisfação as relatorias e conclusões do Foro sobre os pontos “Fim do conflito” e “Implementação, Verificação e Referenda”, realizados pelo Centro de Pensamento da Universidade Nacional e ONU-Colômbia.
A diversidade do debate democrático presenciado no referido Foro e a importância das propostas surgidas dele são sinais indubitáveis de que nosso país se prepara para as mudanças.
Todos estes elementos nos levam a ratificar que há motivos para o otimismo e que a paz se aproxima. Ambas as partes conhecemos sobre a complexidade dos temas que ainda nos restam por acordar. Porém, a mútua disposição ao trabalho e os avanços alcançados nos fazem esperar iminentes resultados. A paz, a devemos construir entre a mais ampla diversidade de componentes da pátria.
Reiteramos ao país nossa disposição a uma paz em breve. Continuaremos trabalhando em prol do mais alto interesse da nação: a paz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário