Bom
dia de novo. Eu estou contente por estar no meio de vocês. Aliás,
vou lhes fazer uma confidência: é a primeira vez que eu desço aqui
[na Aula Velha do Sínodo], nunca tinha vindo.
Como
lhes dizia, tenho muita alegria e lhes dou calorosas boas-vindas.
Obrigado por terem aceitado este convite para debater tantos graves
problemas sociais que afligem o mundo hoje, vocês, que sofrem em
carne própria a desigualdade e a exclusão. Obrigado ao cardeal
Turkson pela sua acolhida. Obrigado, Eminência, pelo seu trabalho e
pelas suas palavras.
Este
encontro de Movimentos Populares é um sinal, é um grande sinal:
vocês vieram colocar na presença de Deus, da Igreja, dos povos, uma
realidade muitas vezes silenciada. Os pobres não só padecem a
injustiça, mas também lutam contra ela!
Não
se contentam com promessas ilusórias, desculpas ou pretextos. Também
não estão esperando de braços cruzados a ajuda de ONGs, planos
assistenciais ou soluções que nunca chegam ou, se chegam, chegam de
maneira que vão em uma direção ou de anestesiar ou de domesticar.
Isso é meio perigoso. Vocês sentem que os pobres já não esperam e
querem ser protagonistas, se organizam, estudam, trabalham,
reivindicam e, sobretudo, praticam essa solidariedade tão especial
que existe entre os que sofrem, entre os pobres, e que a nossa
civilização parece ter esquecido ou, ao menos, tem muita vontade de
esquecer.
Solidariedade
é uma palavra que nem sempre cai bem. Eu diria que, algumas vezes, a
transformamos em um palavrão, não se pode dizer; mas é uma palavra
muito mais do que alguns atos de generosidade esporádicos. É pensar
e agir em termos de comunidade, de prioridade de vida de todos sobre
a apropriação dos bens por parte de alguns. Também é lutar contra
as causas estruturais da pobreza, a desigualdade, a falta de
trabalho, de terra e de moradia, a negação dos direitos sociais e
trabalhistas. É enfrentar os destrutivos efeitos do Império do
dinheiro: os deslocamentos forçados, as migrações dolorosas, o
tráfico de pessoas, a droga, a guerra, a violência e todas essas
realidades que muitos de vocês sofrem e que todos somos chamados a
transformar. A solidariedade, entendida em seu sentido mais profundo,
é um modo de fazer história, e é isso que os movimentos populares
fazem.
Este
encontro nosso não responde a uma ideologia. Vocês não trabalham
com ideias, trabalham com realidades como as que eu mencionei e
muitas outras que me contaram... têm os pés no barro, e as mãos,
na carne. Têm cheiro de bairro, de povo, de luta! Queremos que se
ouça a sua voz, que, em geral, se escuta pouco. Talvez porque
incomoda, talvez porque o seu grito incomoda, talvez porque se tem
medo da mudança que vocês reivindicam, mas, sem a sua presença,
sem ir realmente às periferias, as boas propostas e projetos que
frequentemente ouvimos nas conferências internacionais ficam no
reino da ideia, é meu projeto.
Não
é possível abordar o escândalo da pobreza promovendo estratégias
de contenção que unicamente tranquilizem e convertam os pobres em
seres domesticados e inofensivos. Como é triste ver quando, por trás
de supostas obras altruístas, se reduz o outro à passividade, se
nega ele ou, pior, se escondem negócios e ambições pessoais: Jesus
lhes chamaria de hipócritas. Como é lindo, ao contrário, quando
vemos em movimento os Povos, sobretudo os seus membros mais pobres e
os jovens. Então, sim, se sente o vento da promessa que aviva a
esperança de um mundo melhor. Que esse vento se transforme em
vendaval de esperança. Esse é o meu desejo.
Este
encontro nosso responde a um anseio muito concreto, algo que qualquer
pai, qualquer mãe quer para os seus filhos; um anseio que deveria
estar ao alcance de todos, mas que hoje vemos com tristeza cada vez
mais longe da maioria: terra, teto e trabalho. É estranho, mas, se
eu falo disso para alguns, significa que o papa é comunista.
Não
se entende que o amor pelos pobres está no centro do Evangelho.
Terra, teto e trabalho – isso pelo qual vocês lutam – são
direitos sagrados. Reivindicar isso não é nada raro, é a doutrina
social da Igreja. Vou me deter um pouco sobre cada um deles, porque
vocês os escolheram como tema para este encontro.
Terra.
No início da criação, Deus criou o homem, guardião da sua obra,
encarregando-o de cultivá-la e protegê-la. Vejo que aqui há
dezenas de camponeses e camponesas, e quero felicitá-los por cuidar
da terra, por cultivá-la e por fazer isso em comunidade. Preocupa-me
a erradicação de tantos irmãos camponeses que sobrem o
desenraizamento, e não por guerras ou desastres naturais. A
apropriação de terras, o desmatamento, a apropriação da água, os
agrotóxicos inadequados são alguns dos males que arrancam o homem
da sua terra natal. Essa dolorosa separação, que não é só
física, mas também existencial e espiritual, porque há uma relação
com a terra que está pondo a comunidade rural e seu modo de vida
peculiar em notória decadência e até em risco de extinção.
A
outra dimensão do processo já global é a fome. Quando a
especulação financeira condiciona o preço dos alimentos,
tratando-os como qualquer mercadoria, milhões de pessoas sofrem e
morrem de fome. Por outro lado, descartam-se toneladas de alimentos.
Isso é um verdadeiro escândalo. A fome é criminosa, a alimentação
é um direito inalienável. Eu sei que alguns de vocês reivindicam
uma reforma agrária para solucionar alguns desses problemas, e
deixem-me dizer-lhes que, em certos países, e aqui cito o Compêndio
da Doutrina Social da Igreja, "a reforma agrária é, além de
uma necessidade política, uma obrigação moral" (CDSI, 300).
Não
sou só eu que digo isso. Está no Compêndio da Doutrina Social da
Igreja. Por favor, continuem com a luta pela dignidade da família
rural, pela água, pela vida e para que todos possam se beneficiar
dos frutos da terra.
Em
segundo lugar, teto. Eu disse e repito: uma casa para cada família.
Nunca se deve esquecer de que Jesus nasceu em um estábulo porque na
hospedagem não havia lugar, que a sua família teve que abandonar o
seu lar e fugir para o Egito, perseguida por Herodes. Hoje há tantas
famílias sem moradia, ou porque nunca a tiveram, ou porque a
perderam por diferentes motivos. Família e moradia andam de mãos
dadas. Mas, além disso, um teto, para que seja um lar, tem uma
dimensão comunitária: e é o bairro... e é precisamente no bairro
onde se começa a construir essa grande família da humanidade, a
partir do mais imediato, a partir da convivência com os vizinhos.
Hoje,
vivemos em imensas cidades que se mostram modernas, orgulhosas e até
vaidosas. Cidades que oferecem inúmeros prazeres e bem-estar para
uma minoria feliz... mas se nega o teto a milhares de vizinhos e
irmãos nossos, inclusive crianças, e eles são chamados,
elegantemente, de "pessoas em situação de rua". É
curioso como no mundo das injustiças abundam os eufemismos. Não se
dizem as palavras com a contundência, e busca-se a realidade no
eufemismo. Uma pessoa, uma pessoa segregada, uma pessoa apartada, uma
pessoa que está sofrendo a miséria, a fome, é uma pessoa em
situação de rua: palavra elegante, não? Vocês, busquem sempre,
talvez me equivoque em algum, mas, em geral, por trás de um
eufemismo há um crime.
Vivemos
em cidades que constroem torres, centros comerciais, fazem negócios
imobiliários... mas abandonam uma parte de si nas margens, nas
periferias. Como dói escutar que os assentamentos pobres são
marginalizados ou, pior, quer-se erradicá-los! São cruéis as
imagens dos despejos forçados, dos tratores derrubando casinhas,
imagens tão parecidas às da guerra. E isso se vê hoje.
Vocês
sabem que, nos bairros populares, onde muitos de vocês vivem,
subsistem valores já esquecidos nos centros enriquecidos. Os
assentamentos estão abençoados com uma rica cultura popular: ali, o
espaço público não é um mero lugar de trânsito, mas uma extensão
do próprio lar, um lugar para gerar vínculos com os vizinhos. Como
são belas as cidades que superam a desconfiança doentia e integram
os diferentes e que fazem dessa integração um novo fator de
desenvolvimento. Como são lindas as cidades que, ainda no seu
desenho arquitetônico, estão cheias de espaços que conectam,
relacionam, favorecem o reconhecimento do outro.
Por
isso, nem erradicação, nem marginalização: é preciso seguir na
linha da integração urbana. Essa palavra deve substituir
completamente a palavra erradicação, desde já, mas também esses
projetos que pretendem envernizar os bairros populares, ajeitar as
periferias e maquiar as feridas sociais, em vez de curá-las,
promovendo uma integração autêntica e respeitosa. É uma espécie
de direito arquitetura de maquiagem, não? E vai por esse lado.
Sigamos trabalhando para que todas as famílias tenham uma moradia e
para que todos os bairros tenham uma infraestrutura adequada (esgoto,
luz, gás, asfalto e continuo: escolas, hospitais ou salas de
primeiros socorros, clube de esportes e todas as coisas que criam
vínculos e que unem, acesso à saúde – já disse – e à
educação e à segurança.
Terceiro,
trabalho. Não existe pior pobreza material – urge-me enfatizar
isto –, não existe pior pobreza material do que a que não permite
ganhar o pão e priva da dignidade do trabalho. O desemprego juvenil,
a informalidade e a falta de direitos trabalhistas não são
inevitáveis, são o resultado de uma prévia opção social, de um
sistema econômico que coloca os lucros acima do homem, se o lucro é
econômico, sobre a humanidade ou sobre o homem, são efeitos de uma
cultura do descarte que considera o ser humano em si mesmo como um
bem de consumo, que pode ser usado e depois jogado fora.
Hoje,
ao fenômeno da exploração e da opressão, soma-se uma nova
dimensão, um matiz gráfico e duro da injustiça social; os que não
podem ser integrados, os excluídos são resíduos, "sobrantes".
Essa é a cultura do descarte, e sobre isso gostaria de ampliar algo
que não tenho por escrito, mas que lembrei agora. Isso acontece
quando, no centro de um sistema econômico, está o deus dinheiro e
não o homem, a pessoa humana. Sim, no centro de todo sistema social
ou econômico, tem que estar a pessoa, imagem de Deus, criada para
que fosse o denominador do universo. Quando a pessoa é deslocada e
vem o deus dinheiro, acontecesse essa inversão de valores.
E,
para explicitar, lembro um ensinamento de cerca do ano 1200. Um
rabino judeu explicava aos seus fiéis a história da torre de Babel
e, então, contava como, para construir essa torre de Babel, era
preciso fazer muito esforço, era preciso fazer os tijolos; para
fazer os tijolos, era preciso fazer o barro e trazer a palha, e
amassar o barro com a palha; depois, cortá-lo em quadrados; depois,
secá-lo; depois, cozinhá-lo; e, quando já estavam cozidos e frios,
subi-los, para ir construindo a torre.
Se
um tijolo caía – o tijolo era muito caro –, com todo esse
trabalho, se um tijolo caía, era quase uma tragédia nacional.
Aquele que o deixara cair era castigado ou suspenso, ou não sei o
que lhe faziam. E se um operário caía não acontecia nada. Isso é
quando a pessoa está a serviço do deus dinheiro, e isso era contado
por um rabino judeu no ano 1200, explicando essas coisas horríveis.
E,
a respeito do descarte, também temos que estar um pouco atentos ao
que acontece na nossa sociedade. Estou repetindo coisas que disse e
que estão na Evangelii gaudium. Hoje em dia, descartam-se as
crianças porque a taxa de natalidade em muitos países da terra
diminuiu, ou se descartam as crianças porque não se ter
alimentação, ou porque são mortas antes de nascerem, descarte de
crianças.
Descartam-se
os idosos, porque, bom, não servem, não produzem. Nem crianças nem
idosos produzem. Então, sistemas mais ou menos sofisticados vão os
abandonando lentamente. E agora como é necessário, nesta crise,
recuperar um certo equilíbrio. Estamos assistindo a um terceiro
descarte muito doloroso, o descarte dos jovens. Milhões de jovens.
Eu não quero dizer o dado, porque não o sei exatamente, e a que eu
li parece um pouco exagerado, mas milhões de jovens descartados do
trabalho, desempregados.
Nos
países da Europa – e estas são estatísticas muito claras –,
aqui na Itália, passou um pouquinho dos 40% de jovens desempregados.
Sabem o que significa 40% de jovens? Toda uma geração, anular toda
uma geração para manter o equilíbrio. Em outro país da Europa,
está passando os 50% e, nesse mesmo país dos 50%, no sul são 60%.
São dados claros, ou seja, do descarte. Descarte de crianças,
descarte de idosos, que não produzem, e temos que sacrificar uma
geração de jovens, descarte de jovens, para poder manter e
reequilibrar um sistema em cujo centro está o deus dinheiro, e não
a pessoa humana.
Apesar
disso, a essa cultura de descarte, a essa cultura dos sobrantes,
muitos de vocês, trabalhadores excluídos, sobrantes para esse
sistema, foram inventando o seu próprio trabalho com tudo aquilo que
parecia não poder dar mais de si mesmo... mas vocês, com a sua
artesanalidade que Deus lhes deu, com a sua busca, com a sua
solidariedade, com o seu trabalho comunitário, com a sua economia
popular, conseguiram e estão conseguindo... E, deixem-me dizer isto,
isso, além de trabalho, é poesia. Obrigado.
Desde
já, todo trabalhador, esteja ou não no sistema formal do trabalho
assalariado, tem direito a uma remuneração digna, à segurança
social e a uma cobertura de aposentadoria. Aqui há papeleiros,
recicladores, vendedores ambulantes, costureiros, artesãos,
pescadores, camponeses, construtores, mineiros, operários de
empresas recuperadas, todos os tipos de cooperativados e
trabalhadores de ofícios populares que estão excluídos dos
direitos trabalhistas, aos quais é negada a possibilidade de se
sindicalizar, que não têm uma renda adequada e estável. Hoje,
quero unir a minha voz à sua e acompanhá-los na sua luta.
Neste
encontro, também falaram da Paz e da Ecologia. É lógico: não pode
haver terra, não pode haver teto, não pode haver trabalho se não
temos paz e se destruímos o planeta. São temas tão importantes que
os Povos e suas organizações de base não podem deixar de debater.
Não podem deixar só nas mãos dos dirigentes políticos. Todos os
povos da terra, todos os homens e mulheres de boa vontade têm que
levantar a voz em defesa desses dois dons preciosos: a paz e a
natureza. A irmã mãe Terra, como chamava São Francisco de Assis.
Há
pouco tempo, eu disse, e repito, que estamos vivendo a terceira
guerra mundial, mas em cotas. Há sistemas econômicos que, para
sobreviver, devem fazer a guerra. Então, fabricam e vendem armas e,
com isso, os balanços das economia que sacrificam o homem aos pés
do ídolo do dinheiro, obviamente, ficam saneados. E não se pensa
nas crianças famintas nos campos de refugiados, não se pensa nos
deslocamentos forçados, não se pensa nas moradias destruídas, não
se pensa, desde já, em tantas vidas ceifadas. Quanto sofrimento,
quanta destruição, quanta dor. Hoje, queridos irmãos e irmãs, se
levanta em todas as partes da terra, em todos os povos, em cada
coração e nos movimentos populares, o grito da paz: nunca mais a
guerra!
Um
sistema econômico centrado no deus dinheiro também precisa saquear
a natureza, saquear a natureza, para sustentar o ritmo frenético de
consumo que lhe é inerente. As mudanças climáticas, a perda da
biodiversidade, o desmatamento já estão mostrando seus efeitos
devastadores nos grandes cataclismos que vemos, e os que mais sofrem
são vocês, os humildes, os que vivem perto das costas em moradias
precárias, ou que são tão vulneráveis economicamente que, diante
de um desastre natural, perdem tudo.
Irmãos
e irmãs, a criação não é uma propriedade da qual podemos dispor
ao nosso gosto; muito menos é uma propriedade só de alguns, de
poucos: a criação é um dom, é um presente, um dom maravilhoso que
Deus nos deu para que cuidemos dele e o utilizemos em benefício de
todos, sempre com respeito e gratidão. Talvez vocês saibam que eu
estou preparando uma encíclica sobre Ecologia: tenham a certeza de
que as suas preocupações estarão presentes nela. Agradeço-lhes,
aproveito para lhes agradecer, pela carta que os integrantes da Via
Campesina, da Federação dos Papeleiros e tantos outros irmãos me
fizeram chegar sobre o assunto.
Falamos
da terra, de trabalho, de teto... falamos de trabalhar pela paz e
cuidar da natureza... Mas por que, em vez disso, nos acostumamos a
ver como se destrói o trabalho digno, se despejam tantas famílias,
se expulsam os camponeses, se faz a guerra e se abusa da natureza?
Porque, nesse sistema, tirou-se o homem, a pessoa humana, do centro,
e substituiu-se por outra coisa. Porque se presta um culto idólatra
ao dinheiro. Porque se globalizou a indiferença! Se globalizou a
indiferença. O que me importa o que acontece com os outros, desde
que eu defenda o que é meu? Porque o mundo se esqueceu de Deus, que
é Pai; tornou-se um órfão, porque deixou Deus de lado.
Alguns
de vocês expressaram: esse sistema não se aguenta mais. Temos que
mudá-lo, temos que voltar a levar a dignidade humana para o centro,
e que, sobre esse pilar, se construam as estruturas sociais
alternativas de que precisamos. É preciso fazer isso com coragem,
mas também com inteligência. Com tenacidade, mas sem fanatismo. Com
paixão, mas sem violência. E entre todos, enfrentando os conflitos
sem ficar presos neles, buscando sempre resolver as tensões para
alcançar um plano superior de unidade, de paz e de justiça.
Os
cristãos têm algo muito lindo, um guia de ação, um programa,
poderíamos dizer, revolucionário. Recomendo-lhes vivamente que o
leiam, que leiam as Bem-aventuranças que estão no capítulo 5 de
São Mateus e 6 de São Lucas (cfr. Mt 5, 3; e Lc 6, 20) e que leiam
a passagem de Mateus 25. Eu disse isso aos jovens no Rio de Janeiro.
Com essas duas coisas, vocês têm o programa de ação.
Sei
que entre vocês há pessoas de distintas religiões, ofícios,
ideias, culturas, países, continentes. Hoje, estão praticando aqui
a cultura do encontro, tão diferente da xenofobia, da discriminação
e da intolerância que vemos tantas vezes. Entre os excluídos, dá-se
esse encontro de culturas em que o conjunto não anula a
particularidade, o conjunto não anula a particularidade. Por isso eu
gosto da imagem do poliedro, uma figura geométrica com muitas caras
distintas. O poliedro reflete a confluência de todas as
particularidades que, nele, conservam a originalidade. Nada se
dissolve, nada se destrói, nada se domina, tudo se integra, tudo se
integra. Hoje, vocês também estão buscando essa síntese entre o
local e o global. Sei que trabalham dia após dia no próximo, no
concreto, no seu território, seu bairro, seu lugar de trabalho:
convido-os também a continuarem buscando essa perspectiva mais
ampla, que nossos sonhos voem alto e abranjam tudo.
Assim,
parece-me importante essa proposta que alguns me compartilharam de
que esses movimentos, essas experiências de solidariedade que
crescem a partir de baixo, a partir do subsolo do planeta, confluam,
estejam mais coordenadas, vão se encontrando, como vocês fizeram
nestes dias. Atenção, nunca é bom espartilhar o movimento em
estruturas rígidas. Por isso, eu disse encontra-se. Também não é
bom tentar absorvê-lo, dirigi-lo ou dominá-lo; movimentos livres
têm a sua dinâmica própria, mas, sim, devemos tentar caminhar
juntos. Estamos neste salão, que é o salão do Sínodo velho. Agora
há um novo. E sínodo significa precisamente "caminhar juntos":
que esse seja um símbolo do processo que vocês começaram e estão
levando adiante.
Os
movimentos populares expressam a necessidade urgente de revitalizar
as nossas democracias, tantas vezes sequestradas por inúmeros
fatores. É impossível imaginar um futuro para a sociedade sem a
participação protagônica das grandes maiorias, e esse protagonismo
excede os procedimentos lógicos da democracia formal. A perspectiva
de um mundo da paz e da justiça duradouras nos exige superar o
assistencialismo paternalista, nos exige criar novas formas de
participação que inclua os movimentos populares e anime as
estruturas de governo locais, nacionais e internacionais com essa
torrente de energia moral que surge da incorporação dos excluídos
na construção do destino comum. E isso com ânimo construtivo, sem
ressentimento, com amor.
Eu
os acompanho de coração nesse caminho. Digamos juntos com o
coração: nenhuma família sem moradia, nenhum agricultor sem terra,
nenhum trabalhador sem direitos, nenhuma pessoa sem a dignidade que o
trabalho dá.
Queridos
irmãos e irmãs: sigam com a sua luta, fazem bem a todos nós. É
como uma bênção de humanidade. Deixo-lhes de recordação, de
presente e com a minha bênção, alguns rosários que foram
fabricados por artesãos, papeleiros e trabalhadores da economia
popular da América Latina.
E
nesse acompanhamento eu rezo por vocês, rezo com vocês e quero
pedir ao nosso Pai Deus que os acompanhe e os abençoe, que os encha
com o seu amor e os acompanhe no caminho, dando-lhes abundantemente
essa força que nos mantém de pé: essa força é a esperança, a
esperança que não desilude. Obrigado.
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