domingo, 2 de agosto de 2015

Santos segue pelo solo e crescerá mobilização popular com paralisações cívicas.

Por Horacio Duque Giraldo
A crise económica e social da Colômbia continua se aprofundando, arrastando também a crise institucional, política e da governabilidade oligárquica. É a potência das massas populares, de sua mobilização ascendente, a que permitirá encontrar saídas num sentido progressista e revolucionário, para que forças alternativas assumam a liderança da Colômbia do século XXI. O domínio do velho bloco oligárquico representado pelo santouribismo colapsa e se derruba. Não há que fazer concessões nem dar o braço a torcer na luta pela paz com justiça social e democracia ampliada. Se Santos cai, é problema seu e de sua camarilha retrógrada.
Foi publicada a última pesquisa sobre o estado da opinião pública nacional. Foi contratada por dois poderosos conglomerados midiáticos, o de Santos/Lopes, de Semana, e o da máfia de Ardila Lule, que se expressa em RCN e na FM ( http://www.semana.com/nacion/articulo/gran-encuesta-santos-mantiene-29-de-imagen-favorable/436898-3).
Santos continua por baixo, está nos 29% de imagem e o pessimismo e repúdio cidadão estão em ascensão.
Se deslegitimam as instituições do regime oligárquico, o aparelho de justiça carcomido pela podridão, o parlamento convertido num antro delinquencial, as entidades públicas em todos os seus níveis territoriais são objeto do despojo pelas máfias parapolíticas e feudais e os denominados partidos são uma grotesca manifestação do mercantilismo eleitoral.
Os meios de comunicação de massas são percebidos como cloacas da mentira, da manipulação e distorção a serviço das camarilhas dominantes no Estado burguês.
Na base de todo este descrédito, deste generalizado mal-estar cidadão, está a rampante crise econômica que a cada dia se sente com maior crueza e severidade nas condições de vida de milhões de colombianos.
Não obstante que os porta-vozes do santismo se empenham em disfarçar e edulcorar a gravidade dos problemas econômicos, já é impossível desconhecer o enorme déficit fiscal, o faltante na balança comercial e a desaceleração da economia. É quase de 6 bilhões de dólares o buraco nas finanças públicas, enquanto o desequilíbrio entre exportações e importações se aproxima dos 10% do PIB e o crescimento real do PIB já caiu a 2,8%, quando há apenas algumas semanas se anunciava um índice superior aos 4%, catalogado como o melhor da América Latina.
Se soma ao anterior o iminente reajuste da taxa de juros nos Estados Unidos e as repercussões que tal decisão terá no incremento da dívida externa pública e privada. Já os magos da economia neoliberal da Junta Diretiva do Banco da República estão exigindo novos cortes no gasto público, especialmente o de educação, saúde, emprego, descentralização, moradia, mães comunitárias, famílias em ação e terras.
O problema é que todo este caos vai recair em milhões de colombianos que vivem na pobreza e na miséria. A fome crescerá e com a mesma o protesto e a rebelião popular.
O outro problema consiste em que Santos, seus sócios políticos da U, liberais e conservadores, querem utilizar o processo de paz para enfrentar a crise econômica e fiscal que sobreveio.
Nisso estão equivocados. Os níveis de consciência e organização popular cresceram muito significativamente e as mobilizações, paralisações, protestos e bloqueios cívicos estão caminhando.
Há anúncios de paralisações cívicas campesinas, indígenas, na saúde, no transporte e nos bairros populares de importantes centros urbanos golpeados pela alta dos serviços públicos e do transporte.
O adequado é estimular, promover e organizar a mobilização popular nos próximos dias. Isso não é incompatível com o processo eleitoral em curso, pois é necessário utilizar os espaços políticos para escolher prefeitos e governadores, como cenários de denúncia da corrupção e ilegalidade das agências associadas com o regime santouribista. Como cenários para eleger autênticos representantes das massas populares.
Os avanços no processo de paz devem redundar na construção de uma correlação de forças favorável à luta pelos direitos fundamentais e pela democracia ampliada.
Convém assinalar, para finalizar, que esta crise tem como responsáveis os principais nomes da camarilha dominante; me refiro a Santos, Uribe, Barguil, Benedetti, Barreras, Velasco, SUH, Pardo, Peñalosa, os integrantes do gabinete da denominada Unidade Nacional, governadores e prefeitos dos grandes centros urbanos.
Não há que esperar. É urgente propiciar as greves e as paralisações cívicas em todo o território nacional.

-- 
Equipe ANNCOL - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...