terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Unasul aprovou conceito de cidadania sul-americana

Samper confirmou que “o conceito de cidadania se lançaria durante a cúpula da Unasul, é o direito dos sul-americanos a ficar na casa, viajar pela casa, ficar a trabalhar, estudar, o direito a integrar-se”.




O secretário-geral da União de Nações Sul-americanas [Unasul], Ernesto Samper, informou que se aprovou o conceito de “cidadania sul-americana” para impulsionar o livre trânsito na região.



“Aprovamos o conceito de cidadania sul-americana. [...] Qualquer sul-americano pode optar pelo visto de residente para trabalhar, pode exercer seu direito a homologar os títulos, direito a ter a proteção consular, direito dos emigrantes a ter uma proteção efetiva”, pontualizou Samper.



Agregou que o direito ao passaporte sul-americano poderia ser o registro mais importante que se tenha conquistado.



Durante sua intervenção na oitava Reunião do Conselho Presidencial da Unasul, explicou que a solidariedade é necessária para fechar as brechas que caracterizam um panorama absolutamente desigual na região.



A proposta de Ernesto Samper é criar uma cidadania comum para 400 milhões de sul-americanos para que se complemente com os ideais de integração regional que a Unasul cultiva.







--



Equipe ANNCOL - Brasil

anncol.br@gmail.com

http://anncol-brasil.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...